As coisas que ainda se dizem.

Não fui eu que escrevi mas achei interessante publicar e partilhar aqui no meu blog.

"Maternidades privadas sem unidades de cuidados intensivos neonatais
Texto: PAIS & Filhos
20 Outubro 2008
Nenhuma maternidade privada tem uma unidade de cuidados intensivos neonatais, revelou Luís Graça, presidente do Colégio de Especialidade Ginecologia/obstetrícia da ordem dos Médicos, à agência Lusa.

O médico garante que a valência apenas existe em alguns hospitais públicos. Assim, os bebés que nascem nas maternidades privadas e que precisam de cuidados intensivos neonatais têm de ser sempre transferidos para uma unidade do Sistema Nacional de Saúde.

Luís Graça não critica as transferências, que também acontecem entre instituições públicas, mas critica a «publicidade enganosa» que algumas unidades privadas fazem, dando a entender que dispõem de todo o tipo de resposta na área de ginecologia e obstetrícia. «As maternidades privadas deviam esclarecer devidamente os clientes de que certos casos poderão não ter resposta nestas instituições», acrescentou.

Mas, ainda segundo o especialista, existem outro tipo de transferências das maternidades privadas para as públicas: «Os casos mais complicados precisam de mais dias de internamento, mas quando o limite do seguro é ultrapassado, o hospital privado encaminha o doente para o público que tem de aceitar a parturiente e a criança, pois estes também têm direito ao SNS».

A nova legislação das maternidades privadas espera o parecer da ministra da Saúde, Ana Jorge. Luís Graça trabalhou na proposta de regulamentação e defende que estas situações devem ser evitadas. Uma das propostas é que as unidades privadas recusem partos com menos de 32 semanas, uma vez que têm mais probabilidades de precisarem de cuidados intensivos neonatais. Para as instituições sem serviço de urgência, como o Hospital da Cruz Vermelha, é proposto que só se realizem partos a partir das 34 semanas de gestação.

Dados da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), citados pela Lusa, indicam que existem 25 maternidades privadas em Portugal. Dos 100 mil nascimentos anuais, cerca de 20 mil ocorrem nestas instituições."

Sem comentários: